10 dicas de filmes e séries sobre escrita e marketing para aprender, se inspirar e se motivar

Quem diria que bons filmes e séries, além de documentários, poderiam ser mais que uma ótima fonte de diversão e distração, mas também que trariam lições valiosas para empreendedores?

Fiz uma seleção com  dicas de filmes, séries e documentários sobre escrita e marketing para você aprender mais sobre marketing e vendas, sem nem parecer que está estudando.

1.Fome de Poder

Apesar de não ser o criador do processo de produção em série de hamburguers que popularizou o Mc Donalds, foi Ray Kroc que fez a marca se tornar esse grande império do fast food.

Determinado e inteligente, Kroc usou métodos controversos, muitos deles amorais para crescer o negócio.
Nesse filme, conhecemos um pouco mais sobre os bastidores e a real história, mas também aprendemos sobre construção de marca, o aspecto mais importante no sucesso mundial do Mc Donalds.

2.Meia noite em Paris

Imagine que você é um aspirante a escritor e consegue, por alguma razão inexplicável, durante sua estadia em Paris, consegue voltar aos anos 20?

Mas o melhor de tudo: você conhece pessoalmente escritores como Ernest Hemingway, T. S. Eliot, Gertrude Stein e Scott Fitzgerald?

E mais, ainda ganha conselhos literários para reencontrar motivação escrever o seu próprio livro?

Pois esse é o enredo de Meia Noite em Paris, uma comédia que vai dar aquela dose de inspiração para escrever.

3.Syrup

O filme não tem intenção de ensinar boas práticas de marketing, mas de mostrar exageradamente como são criadas as estratégias de marca e vendas de produtos bastante populares.

De forma cínica, o filme apresenta formas de comercializar produtos recém-criados.

4.A rede social

Nesse filme acompanhamos todas as etapas da criação do gigante da tecnologia Facebook.

Desde a ideia, os primeiros passos, o protótipo do projeto e as muitas brigas que aconteceram entre os membros fundadores, vamos acompanhando a evolução de uma simples rede social até um dos maiores conglomerados de tecnologia de hoje.

5.Obrigado por fumar

Entre as nossas dicas de filmes, essa é para você que quer aprender sobre persuasão e criação de narrativas para vender ideias e produtos, esse filme da lista é obrigatório.

Nick Naylor é um talentoso lobista da indústria tabagista americana.

Ele consegue, através de técnicas persuasivas e de storytelling, convencer as pessoas de que um produto nocivo, como o cigarro, pode ser bom para elas, tamanho seu dom.

6.Por dentro da Pixar

Se você te curiosidade em conhecer os bastidores de uma das empresas mais criativas do mundo, esse documentário vai te dar o acesso.

Ele vai mostrar como são criadas as histórias da Pixar, desde à criação da ideia, a execução e toda integração dos talentos da empresa, trabalhando juntos para criar histórias fantásticas.

7.Mad Men: inventando a verdade

A série mostra os bastidores de uma agência de publicidade dos anos 60 e como acontecem a criação de conceitos que transformam marcas desconhecidas em sucessos de venda através da publicidade.

Ao longo da série, você terá dicas sobre os desafios, as estratégias e até mesmo as intrigas em uma empresa de publicidade. Dizem, inclusive, que o protagonista e dono da agência, Don Drapper, foi inspirado em David Ogilvy.

8.O melhor filme já vendido

O criador do documentário de sucesso Super Size Me, traz uma nova proposta: fazer um filme sobre o mundo da publicidade, completamente financiado por marcas e produtos.

A ideia é mostrar, sempre com muito humor, como a indústria do cinema se tornou dependente da publicidade e como somos influenciados por táticas de venda invisível sem perceber.

9.Art & Copy

Sem dúvidas, uma das melhores indicações dessa lista.

O documentário vai mostrar como funciona a mente dos grandes gênios da publicidade dos anos 60.

Vamos conhecer o processo criativo por trás de campanhas que causam impacto até os dias de hoje, como “Just Do It” da Nike e “Think Different” da Apple, entre outras.

10.Steve Jobs

Steve Jobs foi uma das mente mais brilhantes do mundo dos negócios e do marketing e um dos maiores visionários desse século.

Nesse filme conhecemos um pouco mais da personalidade do empreendedor, mas também vemos a trajetória de fracassos e sucessos que fizeram da Apple uma das marcas mais desejadas do mundo.


Essas são as minhas dicas de filmes e séries para você se divertir e aprender. Já assistiu a alguns desses?

Por Paulo Paolucci
Divulga mais Brasil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin