83,3% dos e-commerces utilizam automação de Marketing, aponta pesquisa da Dinamize

Recursos menos utilizados são Score, com 14,8%, e E-mail pontual, com 9,6%

Não há e-commerce de sucesso sem uma boa estratégia de divulgação na internet – e a grande maioria aposta nos recursos que automatizam processos, segundo dados da Dinamize. A empresa fez um levantamento com os clientes desse setor para identificar o perfil de uso de suas funcionalidades. Ao todo, 83,3% dos clientes que atuam com comércio eletrônico utilizam alguma ferramenta de automação disponível na plataforma.

Elas consistem em ações criadas automaticamente a partir de critérios específicos definidos pelo usuário, chamados de gatilho, que podem ser a entrada de novos contatos, a navegação no site, uma conversão, entre outros. Outros dois recursos populares para as empresas de e-commerce são Captação e Integração, cada um presente em 74% do total. No primeiro caso são ferramentas que buscam aumentar a lista de contatos com estratégias de captura de leads. No segundo são conexões da plataforma com outros sistemas, como CRM e plataforma de lojas virtuais.

O Lead Tracking, que rastreia e identifica as páginas navegadas por cada contato da base, é utilizado por 53,7% do comércio eletrônico. Já os recursos de segmentação e personalização, que filtram os usuários de acordo com dados cadastrais e/ou interação e cria conteúdos conforme o tipo de dado, estão presentes em apenas 43,6% do total.

Os dois recursos menos utilizados pelo e- commerce são Score, com 14,8%, e E-mail pontual, com 9,6%. Com o primeiro, é possível atribuir pontos a cada interação realizada pelo contato de forma automática. Já o segundo é o disparo não automatizado de e-mails, normalmente para situações específicas e poucos usuários.

Por Paulo Paolucci
Divulga mais Brasil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin