O Twitter pode ser usado para ler notícias, seguir celebridades e manter o contato com amigos do tempo da escola.
Mas sua popularidade pode ser intimidadora. Se você ainda não sabe como usá-lo em 2022, será que ainda vale a pena tentar se juntar a essa multidão que já tem tantos anos de experiência?
Para sua sorte, o Twitter é muito fácil de usar. Vamos falar sobre o que é o Twitter, quem o usa e como dar os primeiros passos hoje mesmo.
O que é o Twitter?
Em 2006, Jack Dorsey, cofundador do Twitter teve uma ideia: criar uma plataforma de comunicação SMS em que amigos pudessem manter contato por atualizarem seus status. No início, o Twitter era bem parecido com torpedos.
A ideia evoluiu, em grande parte por conta das sessões de brainstorming com o outro cofundador, Evan Williams.
Em 21 de março de 2006, Jack enviou o primeiro tweet, que dizia “só estou configurando meu twttr”.
O Twitter teve um crescimento explosivo na conferência South By Southwest Interactive 2007 (em inglês), quando mais de 60.000 tweets foram enviados. A equipe do Twitter aproveitou essa conferência para começar a expandir a base de usuários.
Por ter começado como uma plataforma SMS, o limite de 140 caracteres era obrigatório, pois era imposto, não pelo Twitter, mas pelas operadoras de celular.
No entanto, conforme foi crescendo e se tornando uma plataforma web, o limite foi mantido simplesmente porque se alinhava com a marca. O Twitter é uma plataforma que busca criar conteúdo super enxuto para adaptar-se ao mundo moderno, com muita tecnologia e déficit de atenção.
O Twitter cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos. Seu objetivo é espalhar informações rapidamente. Embora essas informações nem sempre sejam sérias (como por exemplo, as opiniões da Kim Kardashian sobre maquiagem), às vezes são, como quando manifestantes iranianos usaram o Twitter (em inglês) para reunir-se para protestos.
De muitas formas, o Twitter tem um significado ilimitado e um potencial imensurável. Ele pode te conectar com alguém na Tailândia tão rápido quanto pode te apresentar ao seu vizinho. Você pode escolher como preencher seu feed: com profissionais do setor, sites de notícias, celebridades, comediantes ou amigos.
Ao permitir que cada usuário selecione seu conteúdo de acordo com seus desejos e interesses pessoais, o Twitter criou com sucesso uma plataforma altamente viciante.
Twitter para profissionais de marketing
O Twitter pode ser uma plataforma muito útil para aumentar o número de seguidores (em inglês) e fornecer conteúdo valioso ao seu público antes mesmo de se tornarem seus clientes. O limite de caracteres também pode ajudar a criar anúncios rápidos e atraentes. Como um anúncio de um webinar que sua empresa está realizando ou um e-book gratuito.
É importante levar em conta que você pode usar o Twitter para anunciar seus produtos ou serviços, mas deve fazer isso com moderação. Como em qualquer estratégia de marketing de mídia social, seu foco principal deve ser atrair o público com conteúdo útil e aumentar o reconhecimento da marca.
Além disso, você pode usar o Twitter para se conectar com seu público de maneira pessoal e significativa. Se alguém mencionar um de seus produtos ou serviços, você pode “curtir” ou “retweetar” o comentário. Por outro lado, se um cliente reclamar de seus serviços no Twitter, você pode entrar em contato com ele para corrigir a situação em tempo real.
Para saber mais sobre como usar o Twitter para fins de marketing, dê uma olhada no post “Como usar o Twitter para marketing e relações públicas” (em inglês).Crie tweets e campanhas para engajar sua audiência com o nosso guia grátis
Twitter para jornalistas
O Twitter tem sido frequentemente usado para divulgar breaking news de forma rápida. Às vezes, é ainda mais rápido do que os meios de comunicação tradicionais em divulgar esse tipo de informação.
Por exemplo, quando o avião da US Airways caiu no rio Hudson em 2009, Janis Krums foi um dos primeiros a dar a notícia via Twitter (em inglês), antes mesmo de muitos meios de comunicação perceberem:
Como jornalista, você pode atrair muitos seguidores tweetando notas curtas para alertar seu público sobre eventos diários.
Além disso, muitas celebridades, atletas e políticos optam por postar diretamente no Twitter em vez de falar através de meios de comunicação quando querem compartilhar informações com seus fãs. Por isso, o Twitter costuma ser um meio útil quando você procura informações privilegiadas ou citações diretas para usar em um artigo.
É claro que há um risco em usar o Twitter como fonte primária de notícias. Por exemplo, a contagem limitada de caracteres abre brecha para que os usuários divulguem informações unilaterais, já que não há espaço para contar a história completa. Se você é um jornalista, provavelmente é melhor usar o Twitter para postar destaques de eventos maiores, mas evite dar opiniões controversas quando não tiver espaço de texto para respaldá-las.
Twitter para equipes de RP
Se você trabalha em relações públicas, considere usar o Twitter para postar anúncios sobre um de seus clientes. Por exemplo, você pode tweetar sobre a data de lançamento do produto de um cliente ou um evento futuro.
O Twitter também pode te ajudar a descobrir rapidamente o que os concorrentes de seu cliente estão falando. Isso ajuda a garantir que seu cliente esteja atualizado sobre as tendências do setor e participando da conversa.
Por fim, o Twitter permite que você se conecte com profissionais ou influenciadores que possam ter interesse em trabalhar com seu cliente.
Grátis para pessoas físicas
Você pode usar o Twitter para entretenimento ou para manter contato com amigos e familiares. Na sua forma mais básica, o Twitter é semelhante a enviar um texto de 140 caracteres de uma vez para todos que você conhece. Você pode compartilhar uma história engraçada, postar um vídeo legal ou fazer uma pergunta aos seus seguidores. Você escolhe.
Se você está pronto para começar a usar o Twitter, veja como funciona. Mas não se preocupe, é relativamente simples.
Primeiro, crie uma conta no Twitter. Então, quando estiver pronto para usar o Twitter, siga estas etapas:
Como postar um tweet
Se você estiver interessado em postar algo, clique na caixa de texto que diz “O que está acontecendo?”. Você pode incluir imagens, um GIF ou uma enquete usando os ícones abaixo da caixa de texto.
Se você não tiver certeza do que postar, você pode colar o link de um vídeo engraçado ou artigo interessante com sua breve opinião pessoal sobre o conteúdo.
Quando estiver pronto, clique em “Tweetar”.
E, sim, eu provavelmente deveria ler minhas mais de 100 notificações.
Como ler conteúdo popular e seguir pessoas no Twitter
Para ler o conteúdo popular, você pode clicar na seção “Moments” no menu lateral. Isso mostrará tópicos de tendências em uma variedade de assuntos, incluindo notícias, esportes, entretenimento e diversão.
Para seguir pessoas específicas, você pode digitar o nome delas na caixa de pesquisa. Ao clicar no nome delas, você será direcionado ao perfil delas. Lá, clique no botão “Seguir” à direita para começar a segui-las. Isso significa que todos os tweets que elas postarem aparecerão em sua página inicial.
Como interagir com os tweets de outras pessoas
Para interagir com o conteúdo de outra pessoa, você pode “retweetar”. Isso permite que você compartilhe o tweet de outra pessoa com seus seguidores e mostra que você concorda ou aprova o tweet. Por exemplo, se alguém postar um vídeo de uma música boa e disser “Esta é a melhor música!” e você retuitar, você está sinalizando aos seus seguidores que também gosta da música e quer compartilhá-la.
Você também pode clicar no balão à esquerda do botão retweet se quiser comentar o tweet, ou no coração à direita do botão retweet se quiser “curtir” o tweet.
Por último, você pode clicar no ícone de e-mail se quiser enviar o tweet por mensagem direta para apenas uma pessoa ou apenas um grupo específico de pessoas.
E é isso! Agora você sabe como postar um tweet, interagir com outros usuários do Twitter, seguir pessoas e ler conteúdo popular na plataforma. Embora ainda haja outras dicas e truques úteis para descobrir, você tem o básico.
Por Paulo Paolucci
Divulga mais Brasil