Google anuncia mudanças nos resultados de busca para mobile. Qual o impacto no SEO?

Google acaba de anunciar algumas mudanças na forma como os resultados de busca aparecem em dispositivos móveis. Mas calma, são alterações pequenas e parecem não gerar muito impacto em estratégias de SEO!

Por outro lado, o objetivo é trazer mais clareza sobre o contexto das buscas na ferramenta, melhorando ainda mais a experiência do usuário.

A seguir, entenda as mudanças anunciadas e o que elas significam para marcas e pessoas.

Identificação de resultados patrocinados

O Google mantém uma política de transparência em suas plataformas de publicidade. Por isso, os resultados de busca patrocinados recebem um selo de identificação no Google Search. 

Essa identificação já passou por algumas mudanças de cor e formato e, até então, era usada a palavra “Anúncio” em negrito. Agora, nos dispositivos mobile, a identificação passa a ser “Patrocinado”, semelhante ao que algumas redes sociais adotam, como o Instagram.

A mudança é sutil, mas pode significar uma tendência de padronização entre ferramentas,contribuindo para a experiência do usuário como um todo.

Nome do site em destaque

Outra mudança é a adição do nome do site no resultado, dando destaque para a marca. Para o usuário, fica mais fácil reconhecer de quem é aquele link. Já para as marcas, é uma oportunidade a mais de se destacar e se tornar mais conhecida.

Essa pode ser a maior mudança, já que, antes, podíamos ver apenas o link e o nome específico daquela página (título SEO), e não do site.

Novo design e tamanho para favicons

Por fim, os favicons (uma mistura de logo e ícone) que aparecem nos resultados de busca do Google Search no mobile também mudaram. Eles ganharam um formato redondo e um pouco maior. A alteração ajuda o usuário a associar o resultado à marca, que ganha mais visibilidade. É uma vantagem para ambos os lados.

No fim das contas, pouca coisa muda na sua estratégia de SEO. Talvez a sua única preocupação seja garantir que o nome do site esteja correto e o favicon atualizado esteja com as dimensões corretas.

As novidades foram anunciadas somente para o mobile e algumas delas já podem ser vistas pelos usuários. Mas o Google também planeja testá-las no desktop.

Usabilidade em primeiro lugar

As mudanças mencionadas neste artigo vão ao encontro das atualizações que o Google já vem trabalhando há alguns anos, com o objetivo de tornar a experiência do usuário na plataforma cada vez melhor.

Por isso, é importante ficar atento a cada atualização, mas procurar focar na criação de conteúdo de valor, que corresponda às necessidades das suas personas, e na usabilidade da página.

No fim das contas, o Google quer que os usuários tenham a melhor experiência possível, encontrando as respostas para suas pesquisas.


Por Divulga mais Brasil
Paulo Paolucci

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin