Marketing na Copa: como fazer sem violar a propriedade da FIFA?

A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos com maior visibilidade mundial e sempre movimenta a conversa em diversos canais de comunicação, sejam digitais ou não. É comum que marcas de todos os tamanhos aproveitem para criar ações focadas na competição, mas é preciso tomar cuidado para não violar os direitos de propriedade intelectual da FIFA.

Marcada para começar no dia 20 de novembro, com sede no Catar, a Copa deste ano já conta com patrocinadores oficiais e algumas regras que sua marca precisa observar se não for um deles – e não quiser levar um processo. Essas diretrizes foram reunidas no Guia de Propriedade Intelectual da FIFA.

Mas, se você quer saber como aproveitar a atenção das pessoas para aumentar as vendas, continue lendo este artigo. Vou compartilhar o que pode ou não pode ser feito em ações publicitárias.

Elementos protegidos pela FIFA

Antes de começar a criar uma campanha focada na Copa, tenha a certeza de que você sabe exatamente o que não deve fazer, para não levar um cartão vermelho.

Alguns elementos, como nomes, símbolos e até fontes, têm o direito de uso exclusivo da FIFA. Por isso, só podem ser usados com finalidade comercial pela Federação ou pelos patrocinadores oficiais do evento. Conheça os elementos protegidos:

  • “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
  • “Copa do Mundo FIFA™”;
  • “FIFA”;
  • “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
  • “Copa Mundial” ou “Mundial”;
  • “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
  • “2022”;
  • emblema, slogan ou pôster oficial;
  • imagem ou nome do mascote oficial;
  • imagem do troféu oficial;
  • marcas e logos da FIFA;
  • fonte oficial do evento.

A CBF também estabelece algumas restrições, que incluem o emblema da seleção, modelos de camisa e até a expressão “seleção brasileira”. Todos esses termos também devem ser evitados em hashtags e URLs. Mas calma, é possível usar os termos “Copa” e “Seleção” em campanhas.

A lista é grande e algumas expressões podem trazer dúvidas, como o uso de “2022”. Mas é melhor evitar do que correr o risco de ser notificado pela justiça, concorda? Lembrando que qualquer marca pode ser notificada pelo uso indevido e a FIFA tem as ferramentas necessárias para identificá-las. 

Use a criatividade durante a Copa

Aproveitar a onda do campeonato, que acontece de quatro em quatro anos, é uma boa oportunidade para se destacar, mas exige criatividade. A seguir, confira algumas dicas para criar ações focadas na Copa e marcar um gol sem risco de impedimento!

Convoque as cores da seleção

Usar as cores da seleção é uma forma de entrar no clima do torneio. É possível usá-las na home do seu site ou app, em peças de redes sociais e em materiais promocionais. A única ressalva é observar como incluir esses tons na sua comunicação sem ferir a identidade da marca.

Coloque elementos do futebol em campo

Use e abuse de elementos visuais como bolas, campos gramados, apitos, traves de futebol e por aí vai. Aproveite para incorporar ilustrações, fotos ou ícones em landing pages, banners e também nas redes sociais.

Bata bola com seleções participantes

Vários países fazem parte da Copa e as campanhas publicitárias podem usá-los para criar promoções ou apenas decorar lojas. Bandeirinhas de cada país ou mesmo pratos com o nome das seleções são boas ideias para negócios locais.

Use e abuse do “futebolês”

Termos muito usados no futebol podem ser explorados em ações de Marketing que querem aproveitar o evento para vender mais. Expressões como driblar, torcer, marcar um gol, aumentar o placar, entre outras, podem fazer parte do textos publicitários, títulos de artigos e legenda de posts em redes sociais. Deixe a criatividade fluir!

Dica campeã: coloque materiais interativos em jogo

Experiências interativas podem trazer bons resultados em campanhas sazonais. E quando falamos em Copa, as opções são inúmeras. Quizzes com curiosidades, páginas com produtos selecionados para torcedores e jogos interativos para montar o próprio time são alguns exemplos de materiais que trazem interação e engajam os usuários.

Seja qual for a sua opção na hora de planejar uma campanha, pense em como ela será útil para a sua persona e como irá contribuir com os seus objetivos de Marketing. Lembre-se de definir metas, colher dados e testar, além de jogar junto com a criatividade!

Por Paulo Paolucci
Divulga mais Brasil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin